Notícias

Digitar enquanto dirige retarda velocidade de reações em 35%

03/09/2015

A combinação entre direção e digitação é muito mais perigosa do que entre direção e álcool

Você está ao volante, indo para o trabalho ou voltando para casa. Ao parar em sinaleiras ou reduzir a velocidade em função do trânsito intenso, o que você vê? Motoristas olhando para baixo ou para uma das mãos. Certo? Sim, ou melhor, não! São motoristas conectados, modernos, multifuncionais... E irresponsáveis!

Comunicar-se, hoje, parece ser uma tarefa para ontem. A urgência atropela o bom-senso e, de carona, leva milhares de pessoas a cometer e provocar acidentes. Os números são alarmantes: quase 40 mil infrações apenas em São Paulo no último mês!

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o simples fato de olhar ou digitar mensagens enquanto dirigimos aumenta em 23 vezes o risco de causar um acidente. Já nos Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Transporte de lá, o uso do celular ao volante causa 1,6 milhão de acidentes por ano. Onze adolescentes morrem todos os dias vítimas desse tipo de imprudência!

Sobre a ação de um smartphone em nossa cérebro e, por consequência, em nossos estímulos e reações? De acordo com um estudo da instituição inglesa RAC Foundation, enviar uma mensagem de texto retarda nosso tempo de reação em 35%, percentual bem acima da demora provocada pelo álcool, que é de 12%.

Mas, como dizem por aí, uma imagem vale mais do que mil palavras. Então que tal dar uma olhada na tabela abaixo, assistir o vídeo e depois mudar seu comportamento?

Rua Presidente Costa e Silva, 2493 - Testo Rega - Pomerode-SC - Fone: (47) 3387-2682 (47) 3399-1213 (47) 9918-31357

BluCarros